domingo, 12 de maio de 2013

Videogames ao alcance de todos - Programa Especial

Disponível em http://youtu.be/HZ6_GOGfmeo



Publicado em 21/11/2012
http://tvbrasil.ebc.com.br/programaes...

No Portal EBC - http://www.ebc.com.br/cidadania/galer...

No estúdio, Juliana Oliveira recebe Sarah Marques, coordenadora do projeto Blind Games Brasil, voltado à difusão de jogos adaptados para deficientes visuais.
"A maioria desses jogos é desenvolvido nos Estados Unidos e na Europa, em língua inglesa; o que o projeto da Blind Games Brasil faz é traduzir esses jogos para o português e gravar, para que todos os cegos do Brasil possam ter acesso sem essa barreira da língua", explica.
Em Nova Iorque, o Programa Especial entrevista a atriz Christine Bruno. Ela, que não enxerga, trabalha em uma instituição que facilita a entrada de deficientes visuais ao mundo das artes.
"Trabalho profissionalmente como atriz há mais de vinte anos. Divido meu tempo correndo atrás de trabalho para mim mesma e ajudando outras pessoas contra a invisibilidade."
De acordo com Christine, ela só percebeu o preconceito e o estranhamento das pessoas quando decidiu investir na carreira de atriz:
"À minha volta, sempre fui a única pessoa com deficiência. Sempre foi muito normal para mim e meus amigos. Quando comecei a buscar uma carreira no teatro, me dei conta de que as pessoas achavam estranho, diferente."
O Programa Especial mostra o dia a dia de Carolina Monteiro, artista plástica que faz equitação e tem Asperger. Conversamos também com a mãe dela, Inês.
"Ter um filho com deficiência sempre é um desafio muito grande. Costumo falar que eu durmo pensando na Carolina e acordo pensando na Carolina. No que fazer, no que é melhor. Mas me sinto muito orgulhosa, muito satisfeita de ver seu progresso, seu desenvolvimento no dia-a-dia".
Ainda nesta edição, o programa traz a reportagem sobre uma escola para deficientes auditivos em Foz do Iguaçu; e Fernanda Honorato patina no gelo, no Rio de Janeiro.

http://tvbrasil.ebc.com.br